Produtores Locais

 

Cachaçarias

A região costeira do Paraná é também famosa pela produção de cachaça. Existem muitas destilarias produzindo a famosa cachaça brasileira. Essa tradição se iniciou em Morretes em 1870 com as famílias italianas Scucato, Malucelli, Zilli e Gnata que imigraram e se estabeleceram em Morretes. Nos dias de hoje as cachaças produzidas em Morretes são consideradas as melhores do Brasil e algumas são exportados para o mundo. 

Manacá da Serra

Gustavo e sua família são vizinhos da Pousada Serra Verde. Sua atuação é voltada para a qualidade e não para a quantidade e sua linha 'Qualidade e Sofisticação, Cachaça artesanal feita no coração na Mata Atlântica' resume perfeitamente sua saborosa cachaça.

Porto Morretes

A Cachaça Porto Morretes é produzida no coração da Mata Atlântica.

Seguindo um modelo de produção ecológico, a cana-de-açúcar cresce sem o uso de elementos químicos, o que confere à destilaria o selo de certificação de cachaça orgânica.

A cana é cortada sem o uso de máquinas ou queimadas, evitando a contaminação e o empobrecimento da terra. A fermentação é feita com leveduras silvestres, oriundas do próprio canavial, que transformam todo o açúcar em vinho de cana em menos de 24 horas.

A destilação é feita em pequenos lotes, resultando em 130 litros do coração da cachaça, a parte nobre da bebida. O foco do alambique são as cachaças envelhecidas em carvalho americano e europeu. Porém, existe a preparação de blends de carvalho com madeiras nativas.

 

Casa Poletto

A cachaça Ouro de Morretes, produzida pela Casa Poletto, é única. No dicionário Aurélio, a palavra “Morreteana” é sinônimo de cachaça. A Europa já nos ensinou que cada uva produz um vinho, é importante reconhecer que para cada espécie de cana teremos uma cachaça diferente.

A Embrapa desenvolve cana-de-açúcar no Brasil, em conjunto com usinas de açúcar que a direcionam para variedades de etanol e açúcar em solos de planalto. As linhagens de cana-de-açúcar são da variedade “RBs”, porém, em Morretes, temos um solo diferente por estar localizada em uma serra / litoral e nossa variedade, já plantada há séculos, se chama cana Hawaiianinha.

A Cachaça Ouro de Morretes participou de 3 prêmios internacionais (World Contest em Bruxelas, Bélgica) e foi premiada: Cachaça Ouro Premium com MEDALHA DE OURO, com Cachaça Extra Premium (armazenada em carvalho por 5 anos) também MEDALHA DE OURO e com Cachaça Prata recebeu a MEDALHA DE PRATA.