Morretes

Morretes, é uma pitoresca cidadezinha dominada pelo sinuoso rio Nhundiaquara e a pela Mata Atlântica. A charmosa e histórica Morretes é o destino favorito dos Curitibanos que querem relaxar, especialmente durante fins de semana quando os restaurantes ficam lotados e muitas pessoas descem de trem.

De frente para a serra do mar você encontra a Estação de Trem, que é por onde a maioria dos visitantes chegam. Daqui você pode ir caminhando para o centro da cidade enquanto descobre seus encantos.

As casas mais antigas em Morretes foram construídas de frente para o rio Nhundiquara. Em quase todos os restaurantes à beira do rio você terá a oportunidade de experimentar o “barreado”, prato tradicional da Costa Paranaense.

O Barreado é uma de carne de gado cozida por muitas horas em uma panela lacrada e é servido com farinha de mandioca, arroz e bananas.

Casa Rocha Pombo: é um cento cultural que está localizado no Largo Dr. José Pereira, nº 43. A Casa foi construída em homenagem ao talentoso Rocha Pombo, um historiador, professor, escritor e político nascido em Morretes e muito famoso no Paraná. O estilo simples e colonial do período dos jesuítas caracteriza a construção, que tem duas frentes uma para o rio Nhundiaquara e a outra para a cidade.

A igreja de São Benedito fica localizada no encontro das Ruas Conselheiro Sinimbu e Fernando Amaro. Acredita-se que foi construída pelos escravos em 1765, mas que sua fundação só foi firmada em 1863.

Foi construída no estilo colonial, e uma torre foi adicionada mais de meio século depois por iniciativa do Capitão Roberto França.

 

Estrada da Graciosa

Pitoresca e cheia de curvas essa é antiga estrada colonial (PR 410). O começo dessa antiga e sinuosa estrada está a 31 Km de Curitiba na BR 116. É uma estrada belíssima que atravessa a Mata Atlântica, descendo até o litoral.

Existem diversos pontos para parada com mirantes e quiosques que vendem produtos típicos da região, onde também existem banheiros.A ponte de ferro sobre o Rio Mãe Catira e o Caminho dos Jesuítas são alguns pontos interessantes desse local.

 

Cascatinha

Seguindo a Rua Marcos Malucelli por 5 Km junto ao Rio Marumbi você encontrará uma bela reserva natural que possuí um ótimo espaço de lazer e descanso com um grande lago cercado por uma floresta verdejante.

Aqui você pode mergulhar, acampar e até mesmo fazer churrasco. Esse local tem uma ótima infraestrutura com banheiros e vestiários.

 

Rio Nhundiaquara

O Rio Nhundiaquara divide a cidade de Morretes como um todo. A origem de seu nome vem das palavras dos nativos da região, “nhundi” – peixe – e “quara” – Buraco. No passado o rio era uma importante conexão entre o primeiro planalto e o litoral. A pratica de canoagem e pesca são possíveis por um percurso de 12 Km, onde o rio é navegável.

Para os que buscam diversão e aventura, aqui você poderá fazer o “boia cross”, lembre-se de olhar para a ponte antiga que fica no centro da cidade, esta foi construída há mais ou menos 100 anos e reformada em 1975.